quinta-feira, 5 de maio de 2016

5 de maio de 2016



1 Bloqueio Continental instituído por Napoleão Bonaparte com o intuito de enfraquecer a Inglaterra.
Com o Bloqueio as nações amigas deixavam de comprar os produtos ingleses, o que traria muitos prejuízos e, até mesmo, revoltas internas que favoreceriam o imperador francês. Mas a família real de Portugal preferiu abandonar o país do que romper com a Inglaterra, vindo a favorecer o Brasil, já que eles aqui estabeleceram a sede do governo, de maneira que edificaram benefícios para o país. 

Outro poemeto (textos com no máximo doze versos) em Redondilhas Maiores. Faço uso do expediente da Sinérese basicamente o inverso da Diérese, pois une duas vogais separadas pela hiatização em uma só, transformando-as num ditongo.  

Ex: “Por medo do Napoleão.” Escandi assim:
Por/me/do/do/Na/po/leão para perfazer apenas sete sílabas e manter o esquema de Redondilhas de todo o texto. 

Dificilmente alguém pronunciaria leão (o animal) numa sílaba só. A não ser em alguns lugares da África, mas no caso acima a Sinérese ocorre sem grande alarde. 

Napoleão Bonaparte foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Na Itália, venceu uma série de batalhas, adquirindo grande prestígio. Tornou-se ditador da França, com o título de Cônsul e depois Imperador. Em 1814, os inimigos invadem a França e Napoleão é exilado na ilha de Elba de onde fugiu e restabeleceu-se no poder novamente, contudo mais uma vez foi derrotado e exilado, dessa vez, na ilha de Santa Helena, onde morreu em 5 de maio de 1821.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Folhinha Poética - poemança