segunda-feira, 21 de março de 2016

21 de março de 2016



(Compromisso - Nome dado à Praça onde o índio Galdino da etnia Pataxó hã hã hãe foi queimado enquanto dormia, após ter saído tarde de uma Reunião, na qual discutia-se o Compromisso do governo em cumprir leis que assegurariam os direitos de seu povo. O índio não pôde entrar na pensão onde estava instalado e decidiu passar a noite no abrigo do ponto de ônibus dessa Praça. Quatro marginais atearam fogo no índio que veio a óbito no dia 21 de março de 1997. Um dos delinquentes agora é funcionário privilegiado do Detran de Brasília...) 

A Décima acima, em versos decassílabos heroicos, porém sem rimas é só um desabafo pouco poético, pouco significativo de um pouco de lucidez. 

Continuando o básico estudo dos pés compostos... 

- Hipodócmio: Junção de um Coreu e um Crético. Ex: Toda lida vã... 
- Peônio: Composto de uma sílaba longa e três breves. A sílaba longa pode aparecer em qualquer das quatro posições do pé, sendo chamado de peônio de primeira, segunda, terceira ou quarta, dependendo da posição da sílaba longa. Ex: aurífero (peônio de segunda), Continente (peônio de terceira), Paracambi (peônio de quarta)... 
- Epitrito: Composto de uma sílaba breve e três longas. Vale a mesma regra do peônio, tendo, assim, o Epitrito de primeira, de segunda, de terceira e de quarta. Da mesma forma que não há qualquer verbete que demonstre um Peônio de primeira, também não há verbetes que demonstrem os Epitritos, sendo necessários, então, junção de pés compostos para demonstra-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Folhinha Poética - poemança