quinta-feira, 4 de agosto de 2016

4 de agosto de 2016



O escritor dinamarquês de contos infantis morreu em 4 de agosto de 1875. Em suas histórias, como “O Patinho Feio” e “João e Maria”, misturava lendas populares, ensinamentos morais e humor. Ele nasceu em 2 de abril de 1805. Era pobre, desajeitado e alto demais quando criança, o que influenciou seus textos. A Coda – o Terceto final – tem a seguinte disposição 1 e 2 no primeiro verso, 3 e 4, no segundo verso e 5 e 6 no verso final. Repare que temos aquelas palavras usadas no final de cada Estrofe de 6 versos: “mudou e antes” no 1º verso, “pequeno e assim” no 2º e “estranho e pouco” no terceiro verso. 

Pra encerrar quem pesquisou acerca de Friderich Gauss viu que ele é considerado o pai das sequências que originaram os cálculos das Progressões Aritmética e Geométrica (PA e PG). 

Reza a lenda que aos dez anos de idade o professor de matemática de Gauss, que para manter a ele e os outros alunos ocupados por uma hora manou que calculassem a soma de todos os números de 1 a 100. Gauss, usando a fórmula das Sextinas somou os equidistantes 1 e 100, 2 e 99, 3 e 98... e achou 101 como valor. Como são 50 pares (metade de 100, como 5 pares é a metade dos 10 dedos das mãos) de equidistantes ele os multiplicou por 101, ou seja, 50 (pares) x 101 (soma dos equidistantes) = 5050, gastando apenas um minuto ou menos para dar a resposta ao boquiaberto professor... 

Então... Valeu a Sextina? Mesmo dissertando acerca de 4 temas diferentes o texto completo não perdeu o sentido e mereceu o título MUDANÇAS CONTROVERSAS... Não esqueça de tentar a sua. Use rimas se quiser, mas não dispense esse excelente Desafio Poético! Você só precisa dissertar acerca de um tema. Boa sorte! 

Até amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Folhinha Poética - poemança