quinta-feira, 16 de junho de 2016

16 de junho de 2016



Acima uma modalidade poética experimental, o Medianeiro. Desenvolvido pela poeta Giovânia Correia em 2013. 

Tem o seguinte formato: Três Tercetos, cujos versos precisam contar três palavras, cada, e, embora não haja exigência de quantidade de sílabas poéticas (acima eu executei versos hexassílabos nos três Tercetos), o esquema rímico é aba, cbc e dbd. Dessa forma a rima do segundo verso de cada Terceto media os demais versos, cujas rimas são alternadas ou cruzadas. Resumindo podemos dizer que o Medianeiro é um Poema com apenas um verbete por Título, três Tercetos (tendo cada verso três palavras, sem necessidade de quantidade fixa de sons poéticos) no esquema rímico aba, cbc e dcd, de maneira que os versos centrais rimem entre si (rimas remotas).

O Massacre de Mueda, a 16 de junho de 1960, foi um dos últimos episódios da resistência dos moçambicanos à dominação colonial antes do desencadear da luta armada de libertação nacional. Depois da independência, o dia 16 de junho passou a ser comemorado. Foi nesta data, em 1980, que se inaugurou a nova moeda nacional de Moçambique, o metical. 

O Levante de Soweto foi um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra desde o início da década de 1960, desencadeado pela repressão policial à passeata de 10 mil estudantes, em 16 de junho de 1976, que protestavam contra a inferioridade das "escolas negras" na África do Sul. Pelo menos quatro estudantes foram assassinados. Em memória desta data, a então OUA (Organização da Unidade Africana) instituiu em 1991 o Dia da Criança Africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Folhinha Poética - poemança