sábado, 18 de junho de 2016

18 de junho de 2016


O Tanka ou Tanca acima com suas duas estrofes no esquema 575/77 ou um Haicai e um Dístico em Redondilhas Maiores evoca a imigração japonesa que muito acrescentou ao desenvolvimento do nosso país na Agricultura, na pesca, nas artes, Meditação... 

O Kasato Maru era originalmente um navio russo chamado Kazan que foi utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa. No final da guerra, passou para os japoneses como indenização de guerra ou capturado. Foi adaptado para ser navio de passageiros e transportou os soldados que tinham combatido na Manchúria de volta para o Japão. 

Em seguida, passou a ser utilizado para transporte de imigrantes japoneses para o Havaí, em 1906, e para o Peru e o México, em 1907. 

Em 1908, trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil. A viagem começou no porto de Kobe e terminou, 52 dias depois, no Porto de Santos em 18 de Junho de 1908. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar, principalmente, nos cafezais do oeste paulista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Folhinha Poética - poemança